Pular para o conteúdo principal

Minha primeira queda de moto!!! :)

E eu consegui novamente...
Depois de capotar (não foi bem capotamento, foi tombamento) uma Kombi em Macaé a 40Km/h eu consegui cair com a moto praticamente parada na aula prática da auto-escola!!!

A culpada:




Eis o resultado em mim:
 


O que eu apredi com esta queda?
- Não se freia com o freio de trás numa curva pra direita, estando a moto inclinada quase 30 graus;
- Entre cair e desobedecer o instrutor, desobedeça;
- Freio da frente existe pra horas como esta. Se eu tivesse usado o freio da frente, teria tido tempo de apoiar meu pé direito e evitaria a queda;
- NUNCA saia da "prancha" com muita aceleração, pois você não poderá freiar a moto e perderá o controle;
- O meio-fio não é seu amigo!
Ah, e eu não fui a única "vítima" da minha queda. Dá só uma olhada nisso:
Com isso, eu aprendi uma outra lição:
- Não se leva telefones celulares caríssimos no bolso pra fazer aulas de pilotagem de moto sob pena de ter seu lindo "brinquedinho" todo arranhado ou pior... :(
Sorte que foi só na (finíssima) cobertura de borracha do N95 8G. Nada de mais grave aconteceu com meu "filhotinho"... Lição aprendida!
Como aconteceu o "acidente"?
Bem, foi uma bobeira, mas que me custou um bom arranhão.
O trajeto do DETRAN é composto (hoje, no Rio de Janeiro, Capital) de:
  • "Slalow" com 6 cones
  • "Prancha" de 8 metros de extensão por 30cm de largura
  • Curvas consecutivas em 90º (2) pra direita
  • Zigue-Zague (Uma curva aberta pra direita, seguida de outra pra esquerda)
  • Voltas em "8" (Uma volta e meia)
  • Aumento de marcha (da 2ª para a 3ª)
  • Redução para a 2ª
  • Redução para a 1ª
  • Parada da moto (Pé esquerdo no chão, frenagem, dois pés no chão, neutro, desligar farol, desligar moto, descer)
  • Levar a moto "no braço" entre 3 cones
  • Colocar a moto no descanço

Ao final da "prancha" você deve estar em baixa velocidade, porque logo em seguida vem uma curva fechada à direita, onde você deve ligar a seta à direta ANTES de entrar. Pois bem, eu sai da "prancha" muito acelerado e concentrado na seta, e me descuidei da minha velocidade. Em condições normais, eu teria diminuído a velocidade logo depois que saísse da "prancha" para entrar devagar na curva, mas como você não pode usar o freio em nenhuma parte do trajeto que não seja o final, antes de desligar a moto e desmontar dela. OU seja, você acaba ficando condicionado a não usar os freios. E foi isso que eu fiz (ou não fiz). Porém percebi que, se não fizesse algo, iria dar de cara no meio-fio e isso não seria nada legal. Para que isso não ocorresse, usei o freio, mas usei o freio traseiro. Acontece que, o freio traseiro é acionado com o pé direito, que seria justamente meu pé de apoio nesta manobra e com isso, fiquei sem apoio nenhum. Quando eu consegui parar a moto, ela já estava quase deitada na curva e como eu não tinha apoio, ela caiu sobre mim. Simples, não é mesmo? ;)
Com esta pequena queda, pude perceber como acidentes de moto podem ser realmente perigosos se você não estiver devidamente protegido por itens de segurança como estes:

  
Mas se não puder ter todos, pelo menos opte por ter um bom capacete (e use-o) e uma boa jaqueta. Você encontra boas jaquetas da Zebra por preços que variam de R$450,00 até R$650,00 nas lojas especializadas e eu garanto pra você que vale a pena. Se eu estivesse com uma destas hoje, não teria me ralado todo!
Espero que no dia da prova prática, eu já esteja "bem à vontade" com o circuito e que este tombo não passe de uma desagradável - e dolorida - lembrança! :)


E se eu não passar?
Bem, se você não passou por falha da sua parte, não tem jeito: Pague outro DUDA, treine mais um pouco e volte a fazer a prova. Mas se você foi reprovado por algum motivo ligado ao DETRAN, entre no site Reclame Aqui e faça sua denúncia. Eles entram em contato com a Ouvidoria do DETRAN e cobram providência, como aconteceu no caso deste cidadão, que teve seu direito respeitado e foi atendido.
Espero que este tenha sido o primeiro e último tombo da minha carreira de motociclista.
Um abraço pra todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferrari de Lego - GENIAL

Se você gosta de coisas feitas com Lego e adora carros, não pode deixar de ver estas fotos. Fantástico! referente a: Bricks and more...: My MOC-Ferrari F512M ( ver no Google Sidewiki )

Sistema de Transmissão. O que acontece quando você muda a marcha?

Olá pessoal, Dando prosseguimento aos artigos sobre a parte mecânica dos veículos, procurei alguns vídeos interessantes sobre o sistema de transmissão : Aquele que é responsável em transmitir o movimento do motor para as rodas, de maneira que você possa ter força ou velocidade, conforme sua necessidade. É importante perceber que cada veículo (carro, moto, caminhão, etc) tem um sistema de transmissão diferente em alguns aspectos, mas também muito semelhante em outros. Minha intenção não é dar aulas de mecânica a ninguém, até porque eu não sei o suficiente nem pra mim, mas ajudar a dar uma visão mais clara a vocês sobre como a coisa toda funciona (e aproveitar para aprender junto com vocês).

Não mate e não morra no Trânsito - Direção e Celulares (SMS)

A algum tempo atrás, eu havia feito um artigo com um vídeo sobre Direção e Celulares e o trágico resultado desta combinação . Hoje trago um novo vídeo com um tema muito parecido, mas com a diferença de que agora o vilão é o SMS, ou o popular "torpedo". Basta uma busca na internet para perceber que hoje em dia o envio de mensagens de texto tem sido o atual responsável por centenas ou mesmo milhares de mortes no trânsito , só nos Estados Unidos! Já existem movimentos no sentido de punir severamente tal prática (conhecida por lá como DWT ou "Driving while Texting). É urgente banir o uso de mensagens de texto das estradas não só americanas, como brasileiras ou de qualquer outra parte do mundo para evitar ainda mais mortes desnecessárias e fúteis. E apenas para ilustrar o que pode acontecer com VOCÊ ou com a SUA FAMÍLIA se você insiste em desviar sua atenção do trânsito enquanto dirige, pra mandar aquele "torpedinho rápido" aqui vai um vídeo que demonstra clarame...