Pular para o conteúdo principal

Minha primeira queda de moto!!! :)

E eu consegui novamente...
Depois de capotar (não foi bem capotamento, foi tombamento) uma Kombi em Macaé a 40Km/h eu consegui cair com a moto praticamente parada na aula prática da auto-escola!!!

A culpada:




Eis o resultado em mim:
 


O que eu apredi com esta queda?
- Não se freia com o freio de trás numa curva pra direita, estando a moto inclinada quase 30 graus;
- Entre cair e desobedecer o instrutor, desobedeça;
- Freio da frente existe pra horas como esta. Se eu tivesse usado o freio da frente, teria tido tempo de apoiar meu pé direito e evitaria a queda;
- NUNCA saia da "prancha" com muita aceleração, pois você não poderá freiar a moto e perderá o controle;
- O meio-fio não é seu amigo!
Ah, e eu não fui a única "vítima" da minha queda. Dá só uma olhada nisso:
Com isso, eu aprendi uma outra lição:
- Não se leva telefones celulares caríssimos no bolso pra fazer aulas de pilotagem de moto sob pena de ter seu lindo "brinquedinho" todo arranhado ou pior... :(
Sorte que foi só na (finíssima) cobertura de borracha do N95 8G. Nada de mais grave aconteceu com meu "filhotinho"... Lição aprendida!
Como aconteceu o "acidente"?
Bem, foi uma bobeira, mas que me custou um bom arranhão.
O trajeto do DETRAN é composto (hoje, no Rio de Janeiro, Capital) de:
  • "Slalow" com 6 cones
  • "Prancha" de 8 metros de extensão por 30cm de largura
  • Curvas consecutivas em 90º (2) pra direita
  • Zigue-Zague (Uma curva aberta pra direita, seguida de outra pra esquerda)
  • Voltas em "8" (Uma volta e meia)
  • Aumento de marcha (da 2ª para a 3ª)
  • Redução para a 2ª
  • Redução para a 1ª
  • Parada da moto (Pé esquerdo no chão, frenagem, dois pés no chão, neutro, desligar farol, desligar moto, descer)
  • Levar a moto "no braço" entre 3 cones
  • Colocar a moto no descanço

Ao final da "prancha" você deve estar em baixa velocidade, porque logo em seguida vem uma curva fechada à direita, onde você deve ligar a seta à direta ANTES de entrar. Pois bem, eu sai da "prancha" muito acelerado e concentrado na seta, e me descuidei da minha velocidade. Em condições normais, eu teria diminuído a velocidade logo depois que saísse da "prancha" para entrar devagar na curva, mas como você não pode usar o freio em nenhuma parte do trajeto que não seja o final, antes de desligar a moto e desmontar dela. OU seja, você acaba ficando condicionado a não usar os freios. E foi isso que eu fiz (ou não fiz). Porém percebi que, se não fizesse algo, iria dar de cara no meio-fio e isso não seria nada legal. Para que isso não ocorresse, usei o freio, mas usei o freio traseiro. Acontece que, o freio traseiro é acionado com o pé direito, que seria justamente meu pé de apoio nesta manobra e com isso, fiquei sem apoio nenhum. Quando eu consegui parar a moto, ela já estava quase deitada na curva e como eu não tinha apoio, ela caiu sobre mim. Simples, não é mesmo? ;)
Com esta pequena queda, pude perceber como acidentes de moto podem ser realmente perigosos se você não estiver devidamente protegido por itens de segurança como estes:

  
Mas se não puder ter todos, pelo menos opte por ter um bom capacete (e use-o) e uma boa jaqueta. Você encontra boas jaquetas da Zebra por preços que variam de R$450,00 até R$650,00 nas lojas especializadas e eu garanto pra você que vale a pena. Se eu estivesse com uma destas hoje, não teria me ralado todo!
Espero que no dia da prova prática, eu já esteja "bem à vontade" com o circuito e que este tombo não passe de uma desagradável - e dolorida - lembrança! :)


E se eu não passar?
Bem, se você não passou por falha da sua parte, não tem jeito: Pague outro DUDA, treine mais um pouco e volte a fazer a prova. Mas se você foi reprovado por algum motivo ligado ao DETRAN, entre no site Reclame Aqui e faça sua denúncia. Eles entram em contato com a Ouvidoria do DETRAN e cobram providência, como aconteceu no caso deste cidadão, que teve seu direito respeitado e foi atendido.
Espero que este tenha sido o primeiro e último tombo da minha carreira de motociclista.
Um abraço pra todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de Transmissão. O que acontece quando você muda a marcha?

Olá pessoal, Dando prosseguimento aos artigos sobre a parte mecânica dos veículos, procurei alguns vídeos interessantes sobre o sistema de transmissão : Aquele que é responsável em transmitir o movimento do motor para as rodas, de maneira que você possa ter força ou velocidade, conforme sua necessidade. É importante perceber que cada veículo (carro, moto, caminhão, etc) tem um sistema de transmissão diferente em alguns aspectos, mas também muito semelhante em outros. Minha intenção não é dar aulas de mecânica a ninguém, até porque eu não sei o suficiente nem pra mim, mas ajudar a dar uma visão mais clara a vocês sobre como a coisa toda funciona (e aproveitar para aprender junto com vocês).

Depois da tempestade...

Olá pessoal, Lembram que no último dia 02 eu fiz um post sobre meu primeiro "tombo"? Pois é! Aparentemente, as coisas estão melhorando... Hoje eu gravei um trecho da minha aula prática acho que me saí muito bem. Na primeira volta, onde eu pareço ter esquecido a viseira, eu sabia que tinha que baixá-la (tanto que eu toco nela bem no começo da volta) mas não baixei porque ela está toda arranhada e não dá pra ver direito com ela. Na segunda, infelizmente, eu esqueci de ajustar os retrovisores, ou seja, estaria reprovado. Mas é melhor errar no treino do que na prova do DETRAN, certo? :) Dêem uma olhada no vídeo e me digam o que acharam, ok? Espero me sair bem assim no dia da prova!!!

Mecânica básica: Como os motores funcionam?

Olá pessoal, Estou chegando ao final das aulas teóricas da auto-escola. Minha última matéria é Mecânica Básica de Automóveis (3h) Acontece que esta matéria é a mais "prática" das matérias teóricas, pois é muito difícil visualizar como um motor funciona sem realmente "vê-lo" em funcionamento. Sendo assim, resolvi compartilhar com os colegas da Auto-Escola Torigno, em Pilares, e também com meus leitores alguns vídeos bastante interessantes sobre como os motores funcionam e também uma apostila de mecânica básica de motos , mas que tem todos os conceitos que se aplicam também aos motores de automóveis. Espero que com isso, eu possa ajudar a todos aqueles que tenham dificuldade em entender como os motores funcionam. Afinal, você nunca sabe quando irá precisar saber disso!