E eu consegui novamente...
Depois de capotar (não foi bem capotamento, foi tombamento) uma Kombi em Macaé a 40Km/h eu consegui cair com a moto praticamente parada na aula prática da auto-escola!!!
A culpada:
Eis o resultado em mim:
Depois de capotar (não foi bem capotamento, foi tombamento) uma Kombi em Macaé a 40Km/h eu consegui cair com a moto praticamente parada na aula prática da auto-escola!!!
A culpada:
Eis o resultado em mim:
O que eu apredi com esta queda?
- Não se freia com o freio de trás numa curva pra direita, estando a moto inclinada quase 30 graus;
- Entre cair e desobedecer o instrutor, desobedeça;
- Freio da frente existe pra horas como esta. Se eu tivesse usado o freio da frente, teria tido tempo de apoiar meu pé direito e evitaria a queda;
- NUNCA saia da "prancha" com muita aceleração, pois você não poderá freiar a moto e perderá o controle;
- O meio-fio não é seu amigo!
Ah, e eu não fui a única "vítima" da minha queda. Dá só uma olhada nisso:
Com isso, eu aprendi uma outra lição:
- Não se leva telefones celulares caríssimos no bolso pra fazer aulas de pilotagem de moto sob pena de ter seu lindo "brinquedinho" todo arranhado ou pior... :(
Sorte que foi só na (finíssima) cobertura de borracha do N95 8G. Nada de mais grave aconteceu com meu "filhotinho"... Lição aprendida!
Como aconteceu o "acidente"?
Bem, foi uma bobeira, mas que me custou um bom arranhão.
O trajeto do DETRAN é composto (hoje, no Rio de Janeiro, Capital) de:
- "Slalow" com 6 cones
- "Prancha" de 8 metros de extensão por 30cm de largura
- Curvas consecutivas em 90º (2) pra direita
- Zigue-Zague (Uma curva aberta pra direita, seguida de outra pra esquerda)
- Voltas em "8" (Uma volta e meia)
- Aumento de marcha (da 2ª para a 3ª)
- Redução para a 2ª
- Redução para a 1ª
- Parada da moto (Pé esquerdo no chão, frenagem, dois pés no chão, neutro, desligar farol, desligar moto, descer)
- Levar a moto "no braço" entre 3 cones
- Colocar a moto no descanço
Ao final da "prancha" você deve estar em baixa velocidade, porque logo em seguida vem uma curva fechada à direita, onde você deve ligar a seta à direta ANTES de entrar. Pois bem, eu sai da "prancha" muito acelerado e concentrado na seta, e me descuidei da minha velocidade. Em condições normais, eu teria diminuído a velocidade logo depois que saísse da "prancha" para entrar devagar na curva, mas como você não pode usar o freio em nenhuma parte do trajeto que não seja o final, antes de desligar a moto e desmontar dela. OU seja, você acaba ficando condicionado a não usar os freios. E foi isso que eu fiz (ou não fiz). Porém percebi que, se não fizesse algo, iria dar de cara no meio-fio e isso não seria nada legal. Para que isso não ocorresse, usei o freio, mas usei o freio traseiro. Acontece que, o freio traseiro é acionado com o pé direito, que seria justamente meu pé de apoio nesta manobra e com isso, fiquei sem apoio nenhum. Quando eu consegui parar a moto, ela já estava quase deitada na curva e como eu não tinha apoio, ela caiu sobre mim. Simples, não é mesmo? ;)
Com esta pequena queda, pude perceber como acidentes de moto podem ser realmente perigosos se você não estiver devidamente protegido por itens de segurança como estes:
Mas se não puder ter todos, pelo menos opte por ter um bom capacete (e use-o) e uma boa jaqueta. Você encontra boas jaquetas da Zebra por preços que variam de R$450,00 até R$650,00 nas lojas especializadas e eu garanto pra você que vale a pena. Se eu estivesse com uma destas hoje, não teria me ralado todo!
Espero que no dia da prova prática, eu já esteja "bem à vontade" com o circuito e que este tombo não passe de uma desagradável - e dolorida - lembrança! :)
E se eu não passar?
Bem, se você não passou por falha da sua parte, não tem jeito: Pague outro DUDA, treine mais um pouco e volte a fazer a prova. Mas se você foi reprovado por algum motivo ligado ao DETRAN, entre no site Reclame Aqui e faça sua denúncia. Eles entram em contato com a Ouvidoria do DETRAN e cobram providência, como aconteceu no caso deste cidadão, que teve seu direito respeitado e foi atendido.
Espero que este tenha sido o primeiro e último tombo da minha carreira de motociclista.
Um abraço pra todos vocês.
Comentários
Postar um comentário