Pular para o conteúdo principal

Quanto vale a sua Moto? E a sua segurança? E a sua Vida?

Olá pessoal,
Hoje me passou pela cabeça este assunto.
Tem muita gente que diz que moto é perigoso, que é muito roubado, que ninguém respeita moto no trânsito, que os acidentes sempre são piores que os sofridos por motoristas de automóvel, etc.
Tem muita coisa que é verdade, tem muita coisa que é tendência e tem muita coisa que é mito!
Eu vou dar minha visão sobre este assunto e falar sobre como podemos aumentar um pouco a segurança do motociclista com relação à assaltos e furtos.

Perigo nas estradas - Acidentes
Bem, não precisa ser um gênio para saber que, se você sofre um acidente de moto, certamente vai se machucar bem mais do que se estivesse de carro. Isso é fato. Mas uma pergunta que deve ser feita é: PORQUE acontecem os acidentes de moto?
Segundo as estatísticas (2008), a grande maioria dos acidentes ocorre com motos de pequeno porte (125cc), com motociclistas entre 18 e 24 anos e a grande maioria se acidenta em dias de semana. OU SEJA, estamos falando de Motoboys. Ou alguém duvida?





Fato é que infelizmente, os amigos batalhadores das motos não tomam os cuidados devidos, achando que são exímios pilotos e isso acaba aumentando de maneira drástica a possibilidade de acidentes, graves na sua maioria. Mas é óbvio que a culpa não é só dos motoboys: Motoristas alcolizados, chefes tiranos, altíssimas cargas horárias e exigências estapafurdias fazem da vida desses guerreiros um inferno. E alguns deixam a vida na pista por causa de algum (ou todos) destes fatores mais cedo ou mais tarde.
Mas e quem não é motoboy? Bem, conheço pessoas que nunca, repito, NUNCA cairam de moto. Segredo? Prudência e obediência às leis de trânsito. Eu posso dizer que a não ser que você esteja andando na rua e um psicopata jogue o carro em cima de você, dificilmente você sofrerá um acidente que não seja fruto de desatenção (sua ou do outro) ou de desrespeito às leis de trânsito.
Como eu sou um tremendo covarde, não acho que eu vá morrer de acidente de moto! :) No dia que meu velocímetro passar dos 90Km/h eu acho que vou comemorar e tudo...
Algumas dicas de segurança básica que podem salvar a sua vida e a de outras pessoas:
  • Ande sempre equipado - Capacete em dia, roupas especiais e demais proteções.
  • Mantenha o farol acesso o tempo todo. Seja dia, seja noite!
  • Mantenha-se concentrado. Pilotar no trânsito urbano não é lazer!
  • Pilote de forma defensiva e esteja sempre atento às ameaças em potencial, como fechadas involuntárias (quase sempre são), animais na pista, irregularidades ou sujeira na pista, etc
Seguindo estas dicas simples, a probabilidade de sofrer algum contratempo é sempre bem menor!


Perigo em todo lugar - Roubos e Furtos 
Bom, aqui não tem muito jeito porque o Sr. Ladrão não quer saber se você é prudente, respeita as leis, anda devagar, ou é um bom menino. Ele realmente não se importa com isso. A única coisa que ele quer saber é quanto vai conseguir pelas peças da sua pobre companheira de duas rodas, que vai acabar parando em algum fundo de quintal e ser vendida em pedacinhos.

Em caso de ser abordado por um ladrão, nem tenta. Entregue a moto e saia fora. Se tiver alarme de proximidade e o ladrão pedir, não se faça de espertinho: Entregue na hora. Mas existem algumas medidas que podem diminuir muito a possibilidade de PERDER a moto definitivamente. Vou compartilhar com vocês algumas dicas que tenho recebido de gente muito experiente e que tem dado certo para eles:

  • Seguro sempre (Ou melhor, sempre que der!). A não ser que a relação "custo x benefício" do seguro seja muito alta (tipo 30% do valor da moto) para casos de roubo, faça seguro. O simples fato de saber que se está segurado já dá tranquilidade suficiente para entregar a moto sem esboçar nenhuma reação, porque você sabe que vai receber o seguro. Caso não consiga fazer o seguro, guarde algum dinheiro todo mês para alguma eventualidade, ou então faça uma aplicação de longo prazo, ou até mesmo um consórcio. Quem sabe quando vc vai precisar, não é mesmo? E se você for sorteado no consórcio, vende a moto atual e paga adiantado quantas parcelas do consórcio for possível. Isso não é desperdício. É segurança!
  • Torne seu seguro barato e evite as dores de cabeça: Evite as motos "preferidas" do Sr. Ladrão. Uma das motos que é disparada a mais visada é a Honda CG e por isso o seguro dela é caríssimo. Eu sei que gosto é gosto, e se você gosta de CG, você provavelmente vai comprar uma CG, mas aí você está comprando todas as dores de cabeça atreladas à sua escolha. Motos menos visadas tem seguro mais barato e às vezes são tão boas quanto a sua de preferência. Pensem no conjunto de fatores, não apenas no gosto pessoal. Eu sei que gosto não se discute, mas EU PREFIRO andar 5 anos com uma Dafra do que perder uma Honda CG ainda pagando um carnê com várias prestações restantes!
  • Tenha sempre mais de um sistema de alarme ou trava. Tenho um colega que me deu um excelente conselho e, segundo ele, uma combinação de muito sucesso: Segredo, Sensor de proximidade (alarme) e Bloqueador / Rastreador GPS via GSM (sem mensalidades). O segredo é aquele botãozinho ou parafuso que você coloca num lugarzinho bem escondido na moto e se não for ativado a moto não liga nem com reza forte. O alarme com sensor de proximidade é conhecido de todos. Já o sistema de Bloqueador / Rastreador GPS via GSM é algo mais ou menos novo. Iremos falar destes dispositivos mais adiante.
  • Fique sempre ligado. Os ladrões adoram gente distraída, pois o fator surpresa é quase uma arma nos casos de roubo de motos em movimento. Pra quem não conhece as técnicas de roubo em movimento, a mais comum é a seguinte: Dois caras (podem ser uma mulher e um cara) numa moto. O carona geralmente com uma roupa bem larga ou casaco, com as mãos ocultas entre o piloto e ele(a). Escolhem o alvo (geralmente o motociclista distraído), emparelham do lado e o carona mostra a arma, sendo que o piloto já vai "fechando" a vítima, forçando-a a encostar. A vítima pára, desce da moto. O ladrão pede chaves, documentos, carteira, relógio, celular, jóias, anéis, TRAVA DO ALARME, tudo. Se você diz que não tem trava de distância, um pega a tua moto e vai embora, e um fica do teu lado. Se tua moto parar lá na frente, um abraço! Outra variante desse procedimento é que junto dos assaltantes na moto (que geralmente é mais potente que a sua) vem um veículo de grande porte, como uma van ou caminhonete. Após abordá-lo, eles colocam sua moto na van ou na caminhonete e levam ela desligada. E aí é que entra o rastreador GPS. Num caso como este, você pode ir até a delegacia, acessar o sistema online e saber onde a moto está, mesmo desligada. Por isso eu digo que é melhor prevenir e não fazer gracinhas!
Um bom exemplo de sistema de Bloqueador / Rastreador GPS via GSM são os produtos da GPSecurity (não, isso não é um comercial. É apenas um exemplo de produto): O GBP 100M e o GPS Vias900.
Por 6 parcelas de 193,00 (preço conseguido junto ao senhor Carlos) você pode ter muito mais segurança e tranquilidade com a sua moto, sabendo que, na pior das hipóteses, irá recuperar seu veículo em caso de roubo. Mas vejam bem: Estou citando este produto pois achei que ele possui funções muito interessantes e é econômico, uma vez que não possui mensalidade e é você que controla o bloqueio e rastreio da sua moto, mas existem no mercado outros produtos, com e sem mensalidade que também são bem legais e muito recomendáveis. Pesquisem antes de fechar negócio!

Acho que também é desnecessário relembrá-los mas o "mercado negro" e os roubos e furtos de motos só acontecem porque tem pessoas que se dizem "de bem" e que compram peças sem procedência, nota fiscal, ou qualquer outro indício de ser uma peça "séria". Então aqui vai meu conselho: Mate o ladrão de fome! Os ladrões não te odeiam! Eles só querem dinheiro. Então se ninguém der dinheiro por aquilo que eles roubam, eles param de roubar. NÃO COMPRE PEÇAS CLANDESTINAS! Compre, sempre que possível, peças originais e nas lojas autorizadas, com nota fiscal e garantia! Se a peça original sair cara, compre uma boa marca paralela, mas nunca, NUNCA, compre peças da "robauto", pois isso só vai fazer aumentar o mercado negro e a "fome" do Sr. ladrão! Tenha em mente que a peça roubada ou de procedência duvidosa que você está comprando hoje, achando que é muito esperto, pode ir parar na moto de outro "esperto" amanhã, depois que roubarem tua moto inteira pra depenar em algum fundo de quintal, em alguma favela, e vender os pedacinhos da sua companheira! Tenham consciência!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de Transmissão. O que acontece quando você muda a marcha?

Olá pessoal, Dando prosseguimento aos artigos sobre a parte mecânica dos veículos, procurei alguns vídeos interessantes sobre o sistema de transmissão : Aquele que é responsável em transmitir o movimento do motor para as rodas, de maneira que você possa ter força ou velocidade, conforme sua necessidade. É importante perceber que cada veículo (carro, moto, caminhão, etc) tem um sistema de transmissão diferente em alguns aspectos, mas também muito semelhante em outros. Minha intenção não é dar aulas de mecânica a ninguém, até porque eu não sei o suficiente nem pra mim, mas ajudar a dar uma visão mais clara a vocês sobre como a coisa toda funciona (e aproveitar para aprender junto com vocês).

Depois da tempestade...

Olá pessoal, Lembram que no último dia 02 eu fiz um post sobre meu primeiro "tombo"? Pois é! Aparentemente, as coisas estão melhorando... Hoje eu gravei um trecho da minha aula prática acho que me saí muito bem. Na primeira volta, onde eu pareço ter esquecido a viseira, eu sabia que tinha que baixá-la (tanto que eu toco nela bem no começo da volta) mas não baixei porque ela está toda arranhada e não dá pra ver direito com ela. Na segunda, infelizmente, eu esqueci de ajustar os retrovisores, ou seja, estaria reprovado. Mas é melhor errar no treino do que na prova do DETRAN, certo? :) Dêem uma olhada no vídeo e me digam o que acharam, ok? Espero me sair bem assim no dia da prova!!!

Mecânica básica: Como os motores funcionam?

Olá pessoal, Estou chegando ao final das aulas teóricas da auto-escola. Minha última matéria é Mecânica Básica de Automóveis (3h) Acontece que esta matéria é a mais "prática" das matérias teóricas, pois é muito difícil visualizar como um motor funciona sem realmente "vê-lo" em funcionamento. Sendo assim, resolvi compartilhar com os colegas da Auto-Escola Torigno, em Pilares, e também com meus leitores alguns vídeos bastante interessantes sobre como os motores funcionam e também uma apostila de mecânica básica de motos , mas que tem todos os conceitos que se aplicam também aos motores de automóveis. Espero que com isso, eu possa ajudar a todos aqueles que tenham dificuldade em entender como os motores funcionam. Afinal, você nunca sabe quando irá precisar saber disso!