Pular para o conteúdo principal

Detran, Burocracia e o mercado paralelo

Depois de 31 anos, resolvi que era hora de me habilitar como motorista. 
Vou tirar minha Carteira de Motorista! :)
Até aí, nenhuma novidade.
O que me assusta, na verdade, é como as novas legislações e regras dificultam e atrasam a vida dos candidatos legítimos à habilitação, e como o uso incorreto da tecnologia mais atrapalha do que ajuda.
Usar tecnologia sem o correto entendimento do sistema e dos problemas que acontecem no mundo real pode transformar a tecnologia em nossa pior inimiga, quando a mesma deveria servir como nossa aliada.
Vejam vocês.
Lista dos 7 erros ao se tirar uma carteira (na minha visão dos fatos)
1) Fui na auto-escola. Paguei R$550,00 e me inscrevi. Na minha opinião, este é o primeiro erro do trajeto.
Eu acho que o correto seria primeiro você pagar o DUDA, ligar para um número de atendimento e agendar sua ida ao DETRAN para identificação. No mesmo dia, poderia-se encaminhar a pessoa a uma clínica. Para isso acontecer, bastaria que as clínicas ligadas ao DETRAN tivessem acesso à uma espécie de "agenda online" onde o candidato ao exame poderia escolher dentro da agenda a melhor combinação de dia, hora e local para a realização dos exames. Certamente isso tornaria o sistema muito mais ágil e dinâmico, uma vez que seria possível fazer o exame médico no mesmo dia!
2) Chegando ao posto do DETRAN no dia e hora marcados, percebi que esta espera toda (quase 15 dias, da matrícula até a ida ao posto) é completamente sem sentido. Eu levei apenas 20 minutos no posto do DETRAN, para preencher uma ficha, informar alguns dados, tirar a foto (digital), scanear a assinatura e as impressões digitais. Digamos que cada pessoa leva 30 minutos para completar todo o processo. Isso permite que 2 pessoas sejam atendidas por hora. Se eles trabalham 8 horas por dia, isso significa que dá pra atender 16 pessoas por dia, por posto. Será mesmo que é necessário aguardar 15 dias?
3) Após a sua identificação no DETRAN você ainda não pode começar nem mesmo as aulas teóricas, pois precisa da liberação da clínica (foi o que me informaram) no sistema online para que minha ficha aprovada apareça no sistema da auto-escola. Pergunto: O que tem a ver eu assistir as aulas enquanto espero a identificação ou o exame. Pelas minhas contas, se eu pudesse estar fazendo as aulas teóricas enquanto esperei pelos processos de identificação do DETRAN e exame médico, já teria terminado a carga horária solicitada para a prova teórica, ou seja, quando eu fizesse o exame médico - tendo sido aprovado - já estaria pronto pra fazer a prova teórica e economizaria mais de 20 dias de espera inútil!
4) Se todo o sistema é online e só depois que você passa por 2 etapas (DETRAN e Clínica) você pode começar a auto-escola, porque você tem que pagar a auto-escola antes de fazer tudo?
5) Novamente, se todo o sistema é online, porque o DETRAN não disponibiliza um sistema de "e-learning" como fazem alguns cursos e faculdades, permitindo ao aluno estudar em casa, ou no trabalho, fazendo com que cada aluno aprenda no seu tempo, ritmo e possibilidades? Com isso, a auto-escola seria mais acessível uma vez que só usaríamos a auto-escola para fazer as aulas práticas.
6) Se na hora da prova prática o cara acerta tudinho, conforme manda o figurino, qual a diferença que faz em que auto-escola o cara estudou? E se não faz diferença, qual é a diferença entre aprender a dirigir com o pai, com o tio ou na auto-escola? O importante não é passar na prova? Então porque é obrigatório cursar auto-escola? Quantas auto-escolas pertencem ao alto escalão do DETRAN???
7) Porque passar por todas estas etapas exaustivas e burocráticas se por apenas R$1500,00 e alguns conhecimentos você pode comprar uma carteira "D" - quente! - na Uruguaiana???
Tá ficando cada dia mais difícil de cumprir as leis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando a Tecnologia para acabar com o roubo de motos para desmanche

Hoje eu estava pensando "O que poderia ser feito para diminuir, ou mesmo acabar, com o mercado negro de peças de motos - e até de carros - roubadas?" Talvez você já tenha se perguntado a mesma coisa, não é mesmo? Inibir o comércio com fiscalização fraca e parcial não resolve, as seguradoras - na sua maioria - não fazem seguros para roubo ou furto de motos de baixa cilindrada (abaixo dos 250cc), os "motoqueiros " (sim, existe diferença entre Motociclista e Motoqueiro ) ajudam a alimentar este mercado negro criminoso comprando componentes e peças sem procedência ou de procedência duvidosa , e no fim das contas os únicos que são as reais vítimas deste círculo macabro são os motociclistas cidadãos de bem, que compram suas tão queridas "gordinhas" legalmente, somente usam peças originais (ou paralelas, mas de boa procedência) e tentam - muitas vezes, em vão - conscientizar os demais a não participar desta "roleta russa" criminosa, que é alimentada pel...

Sistema de Transmissão. O que acontece quando você muda a marcha?

Olá pessoal, Dando prosseguimento aos artigos sobre a parte mecânica dos veículos, procurei alguns vídeos interessantes sobre o sistema de transmissão : Aquele que é responsável em transmitir o movimento do motor para as rodas, de maneira que você possa ter força ou velocidade, conforme sua necessidade. É importante perceber que cada veículo (carro, moto, caminhão, etc) tem um sistema de transmissão diferente em alguns aspectos, mas também muito semelhante em outros. Minha intenção não é dar aulas de mecânica a ninguém, até porque eu não sei o suficiente nem pra mim, mas ajudar a dar uma visão mais clara a vocês sobre como a coisa toda funciona (e aproveitar para aprender junto com vocês).