Pular para o conteúdo principal

Chevrolet Volt - Será o fim dos combustíveis fósseis?



More Wheels at 5min.com


Durante muito tempo não acreditei que fosse viver para ver este dia! Mas parece que o fim dos combustíveis fósseis está chegando ao fim, e com isso, menos poluição, menos agressões ao meio ambiente e mais ar puro pros nossos filhos e netos. Será??? Acho que isso dá um artigo pro Biodiversidade!
O Volt, carro elétrico da Chevrolet, começará a ser vendido nos Estados Unidos em 2010 como a grande aposta da empresa para voltar a ter lucro. Representa também uma nova era de veículos ecológicos, mais eficientes e que utilizam combustíveis alternativos.
O Volt ainda utiliza um motor a combustão, mas a propulsão é exclusivamente elétrica. Um conjunto de baterias de lítio de 16 kWh (que pesa 181 kg), a mesma tecnologia utilizada em celulares, garante autonomia de até 64 km. Mas combustível líquido pode ser usado para estender essa capacidade para cerca de 1.000 km.
Sua grande diferença em relação aos híbridos atuais é que em momento algum o motor a combustão é usado para movimentar o veículo. O propulsor alimenta um gerador para funcionar o motor elétrico cuja potência é equivalente a 150 cavalos.
Para recarregar a bateria, basta conectar o carro a uma tomada comum, de 110 V ou 220 V. Segundo a GM, o acumulador fica totalmente carregado em até oito horas, dependendo da quantidade de energia que já estava armazenada. A autonomia de 64 km não é um valor aleatório. Pesquisas da marca mostraram que a maioria de seus clientes rodam menos que isso diariamente. Portanto, este valor é suficiente para que 78% dos consumidores possam rodar todos os dias sem gastar uma gota de gasolina.
Fonte: Zap Auto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de Transmissão. O que acontece quando você muda a marcha?

Olá pessoal, Dando prosseguimento aos artigos sobre a parte mecânica dos veículos, procurei alguns vídeos interessantes sobre o sistema de transmissão : Aquele que é responsável em transmitir o movimento do motor para as rodas, de maneira que você possa ter força ou velocidade, conforme sua necessidade. É importante perceber que cada veículo (carro, moto, caminhão, etc) tem um sistema de transmissão diferente em alguns aspectos, mas também muito semelhante em outros. Minha intenção não é dar aulas de mecânica a ninguém, até porque eu não sei o suficiente nem pra mim, mas ajudar a dar uma visão mais clara a vocês sobre como a coisa toda funciona (e aproveitar para aprender junto com vocês).

Depois da tempestade...

Olá pessoal, Lembram que no último dia 02 eu fiz um post sobre meu primeiro "tombo"? Pois é! Aparentemente, as coisas estão melhorando... Hoje eu gravei um trecho da minha aula prática acho que me saí muito bem. Na primeira volta, onde eu pareço ter esquecido a viseira, eu sabia que tinha que baixá-la (tanto que eu toco nela bem no começo da volta) mas não baixei porque ela está toda arranhada e não dá pra ver direito com ela. Na segunda, infelizmente, eu esqueci de ajustar os retrovisores, ou seja, estaria reprovado. Mas é melhor errar no treino do que na prova do DETRAN, certo? :) Dêem uma olhada no vídeo e me digam o que acharam, ok? Espero me sair bem assim no dia da prova!!!

Mecânica básica: Como os motores funcionam?

Olá pessoal, Estou chegando ao final das aulas teóricas da auto-escola. Minha última matéria é Mecânica Básica de Automóveis (3h) Acontece que esta matéria é a mais "prática" das matérias teóricas, pois é muito difícil visualizar como um motor funciona sem realmente "vê-lo" em funcionamento. Sendo assim, resolvi compartilhar com os colegas da Auto-Escola Torigno, em Pilares, e também com meus leitores alguns vídeos bastante interessantes sobre como os motores funcionam e também uma apostila de mecânica básica de motos , mas que tem todos os conceitos que se aplicam também aos motores de automóveis. Espero que com isso, eu possa ajudar a todos aqueles que tenham dificuldade em entender como os motores funcionam. Afinal, você nunca sabe quando irá precisar saber disso!